quinta-feira, 3 de maio de 2018

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:Uma breve abordagem do processo de ensino.

OBJETIVO

  • Contar nessa breve abordagem o surgimento da escrita,sua importância.A influência da cultura de outros povos na nossa língua portuguesa.
  • .Definição do vem a ser,alfabetização,alfabetizar,analfabeto,analfabetismo,letrado,iletrado,letramento.
  • Métodos de alfabetização ao longo da história,e quais seus estágios.
  • A importância da leitura no processo de alfabetização e letramento.
  • Educação de jovens e adultos,como melhor aproveitar essa retomada dos estudos.

INTRODUÇÃO

1.SURGIMENTO DA ESCRITA

A escrita surgiu da necessidade do homem em registrar seu cotidiano,colheita,suas aventuras com as caças e mais a frente sua contabilidade,sim usavam como forma de registrar vendas e compras de animais e coisas.
As primeiras notícias sobre a escrita que temos é datada de 4.000 a.c,na Suméria,onde foram encontradas peças em argila com sinais que são chamados de pictográficos,com o tempo esse sistema foi evoluindo e  dando-se o nome de cuneiforme(porque esses sinais eram feitos em objetos em formas de cunha).Depois vieram os egípcios com seus hieróglifos, no qual somente os sacerdotes e membros da realiza tinham acesso.E assim cada povo foi desenvolvendo suas escritas conforme suas necessidades.

1.2.SISTEMAS DE ESCRITAS

1.2.1.SISTEMA LOGOGRÁFICO

É um sistema que representa uma palavra porém não o som,os chineses utilizam até hoje .Ex:$ representa dinheiro.

1.2.2.SISTEMA IDEOGRÁFICO

É um sistema que representa uma palavra completa,ou seja,são imagens que para compreendermos,temos que ter um pré-conhecimento.Ex:placa de trânsito(quem tem habilitação entende,porém,quem não dirige não compreende seu significado)

1.2.3.SISTEMA SILÁBICO

É um sistema que no brasil,por exemplo representa os sons das consoantes e vogais que formam uma sílaba.

1.2.4.SISTEMA ALFABÉTICO

É o sistema que é utilizado no Brasil,onde cada letra corresponde a um som individual.

estes são alguns dos sistemas de escritas,lógico,há outros como o Braile usado pelos deficientes visuais.

1.3.INFLUÊNCIAS NA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA


A Língua Portuguesa é falada por aproximadamente 200 milhões de nativos,sendo considerada a sexta língua mais falada no mundo.Aqui no Brasil ela sofreu algumas influencias,primeiramente pelos tupis,depois com a vindas dos escravos da África,as outras invasões europeias pelos holandeses,franceses.Pelas imigrações dos italianos,espanhóis,japoneses e ingleses...
Além das influencias de diferentes povos,podemos notar variações dentro do nosso território,pelo fato de sermos muito extensos,cada região tem seu próprio vocabulário local com pronuncias diferenciadas.

2.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Começaremos pelas definições, para que possamos melhor nos situarmos.
ANALFABETISMO - estado ou condição de falta absoluta de instrução.
ANALFABETO - que não conhece o alfabeto,que não sabe ler nem escrever,que desconhece algum assunto ou matéria,sem instrução.
ALFABETIZAÇÃO - ação de alfabetizar.
ALFABETIZAR - ensinar a ler e escrever.
LETRADO - versado em letra,erudito,literato.
ILETRADO - aquele que não tem conhecimento literário,analfabeto ou quase analfabeto.
LETRAMENTO - representação da linguagem por meio de sinais,escrita,incorporação funcional das capacidades a que conduz o aprender a ler e escrever.Condição adquirida por quem o faz.
O percurso histórico da alfabetização resumidamente passou por quatro períodos;
O primeiro teve início na antiguidade e se prolongou até a idade média.E o método era da soletração.
O segundo vai dos séculos XVI e XVIII até meados dos anos 1960.surgiu os métodos sintéticos e analíticos.
O terceiro teve início na década de 1980,com a divulgação da Psicogênese da escrita.
E o quarto,considerado o atual,onde muitos pesquisadores classificam como"reinvenção da alfabetização".
O Brasil sempre teve número muitos elevados de analfabetismo,nos últimos anos houve avanços,porém,ainda temos sérios déficit do domínio das habilidades da escrita e leitura para o mundo letrado.
Ou seja,não basta somente alfabetizar ensinar a ler e escrever,mais também,saber fazer uso competente da leitura e escrita e de suas práticas sociais.Para que o sujeito alfabetizado seja um indivíduo atuante na sociedade,que mude seu mundo e dos demais a sua volta.

2.1.OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Primeiro vamos definir método:é um conjunto relativo a determinados princípios diretivos provenientes de uma das ciências fundamentais da Educação,ou seja,maneira de  dizer,de fazer,de ensinar uma coisa segundo certos princípios em determinada ordem,de maneira de agir.
Os métodos de alfabetização que já foram usados e ainda são usados se dividem em dois:sintéticos e analíticos.
Sintéticos;método alfabético,método fônico e método silábico.
Analíticos;método da palavracão,método sentenciação e método global.

Os métodos sintéticos,são definidos por iniciarem o ensino pelos elementos menores.Ex:a letra,o fonema ou sílaba.Assim parte dos menores para o todo.
Os métodos analíticos,é o contrário,iniciam das partes maiores para as menores,ou seja da palavra ou texto para as sílabas e letras.
Na alfabetização não devemos ficar "presos"a métodos temos que considerar o conhecimento prévio que o aluno possui,além de observar e acompanhar a aprendizagem,identificar o seu progresso,proporcionar atividades no qual promova sua aprendizagem e socialização,incentivar e promover a leitura e em seus vários gêneros,para que ele se habitue e se familiarize.

3.O PAPEL DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A leitura tem papel fundamental no processo de alfabetização,o professor deve fazer com que esse elo,do aluno e a leitura,seja de forma que esse aluno adquira o hábito da leitura ,sem se tornar uma coisa massante ,nas escolas é comum o aluno ter que ler textos e livros para fazer resumos e análises de textos,isso se torna uma tarefa massante ao aluno,uma obrigação no qual poderá ocasionar no futuro sua falta de interesse pela leitura.O professor tem um papel fundamental para que isso não ocorra,e juntamente com a família devem oferecer desde certo um ambiente alfabetizador,com disposições de diversos tipos de textos como revistas,jornais,gibis,livros,cartazes,murais,etc,atividades nos quais promovam esse hábito,mesmo as crianças pequenas que ainda não estão em processo de alfabetização mas tendo contado com esses materiais,terá mais interesse por já estarem familiarizadas.

4.ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Começaremos pelo um breve resumo sobre a educação de jovens e adultos no Brasil.
No ano de 1967,surge no Brasil o MOBRAL(Movimento Brasileiro de Alfabetização),que tinha como objetivo um ensino mais funcional,os adultos adquiriam tecnicamente os processos de leitura,escrita e cálculo.
Em 1970,a educação de jovens e adulto começou a fazer parte da legislação brasileira,daí passou-se para o supletivo.
Com a constituição de 1988,passou a ser um direito de jovens e adultos a ter ensino gratuito na educação básica.
Em 1996,com a LDB 9394/96,mudou a nomenclatura de supletivo para EJA(Educação de Jovens e Adultos).
A educação de jovens e adultos tem alguns deferenciais que devem ser considerados quanto às particularidades de cada aluno,suas necessidades e dificuldades,deve-se usar suas experiências e seus conhecimentos prévio que são ricos em histórias e culturas.Por isso quem se dedica   ao EJA,não pode ter preconceitos ou tratar como uma educação indiferente.Afinal são pessoas que por motivos diversos que não tiveram acesso ao ensino básico ou tiveram que abandonar.
Um grande percursor do ensino de jovens e adultos foi Paulo Freire com seu método que consistia em na utilização de palavras que fazem parte do vocabulário dos alunos,as chamadas Palavras Geradoras,no qual dava sentido as palavras,um significado,na vida dos educando.Outro ponto também utilizado era a cultura do aluno então usava-se Temas Geradores,no qual educador e educando trocavam experiências tornando as aulas mais dinâmicas,envolventes e despertavam os interesses dos alunos.

4.1.MÉTODO PAULO FREIRE

O método consiste em três etapas e cinco fases;

1º Etapa:Investigação Temática:usa-se o universo vocabulário da comunidade em vive.

2º Etapa:Tematização:procura-se temas geradores e palavras geradoras e se faz uma seleção.

3º Etapa:Problematização:nessa etapa o professor desafia o aluno a superar a sua visão ingênua,para visão crítica,consciente.

Com relação as cinco fases são:

1º Fase:levantamento do universo vocabulário:esse levantamento é feito através de uma pesquisa informal com os alunos.

2º Fase:escolha das palavras selecionadas do universo vocabular pesquisado:onde será julgado a riqueza fonéticas,das dificuldades,teor pragmático da palavra.

3º Fase:criação de situações existenciais:são situações desafiadoras,no qual o educador será o mediador,de temas locais que serão discutidas para que se abram uma análise e perspectiva.

4ª Fase:elaboração de fichas-roteiro:que auxiliem os coordenadores do debate no seu trabalho.

5º Fase:elaboração de fichas com a decomposição das famílias fonéticas:correspondem aos vocábulos geradores,pode ser utilizados slide stripp-filmes,ou cartazes.


CONCLUSÃO

A escrita como vimos surgiu da necessidade do ser humano de registrar seu cotidiano,com o passar do tempo foi-se evoluindo,até a nossa escrita atual,aonde cada povo,desenvolveu sua escrita.
O papel da escrita na alfabetização é um dos fatores principais,pois é através dela que nos inserimos na sociedade e fazemos uso para ser sejamos indivíduos ativos,assim como a leitura,que nos fornecem um leque benefícios,e nos transformar em cidadãos conscientes e críticos.
Os métodos de ensino durante sua história vimos que sofrem transformações/adaptações,sempre em busca de melhor atender as necessidades que vão surgindo,nenhum método é definitivo e não devemos ficar presos somente neles,eles sim nos servem de parâmetro,um guia a seguir.Em sala de aula cada educador adapta o método mais adequado aos seus educando,na obtenção de resultados que transformarão os futuros cidadãos atuantes,críticos,e formadores de opiniões ,sabedores do seu papel na sociedade.
Seja na educação de crianças ou de jovens e adultos,o educador e a família dos educandos tem que trabalhar em conjunto,apoiando,dando suporte,e oferecendo o máximo de oportunidades para o seu desenvolvimento.


REFERÊNCIAS


https://youtu.be/r7veiRtc1fA

https://youtu.be/2wK9lw2cehl

https://goo.gl/PzaU0k

https://youtu.be/mNlV5i7um4

https://www.paulofreire.org


se eu fosse escrever um livro.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

COLUNA MINHA OPINÃO

  COLUNA MINHA OPINIÃO ROTINA PERFEITA Hoje venho falar de uma moda que há nas redes sociais que se chama de “ROTINA PERFEITA”, como int...