
OBJETIVO
Esse texto vem esclarecer em parte o que vêm a ser empregabilidade,sua definição segundo OIT,e na sua prática no mercado,suas características,risco ao trabalhador e mercado futuro.
INTRODUÇÃO
O QUE É EMPREGABILIDADE?
Um termo o qual vem sendo muito usado é empregabilidade.Mas o que vem a ser empregabilidade?
Segundo a OIT(Organização Internacional do Trabalho),define-se empregabilidade como:
COMO UMA CAPACIDADE DO INDIVÍDUO PARA ASSEGURAR E MANTER UM TRABALHO DIGNO,PARA PROGREDIR DENTRO DA EMPRESA E ENTRE EMPREGOS,E PARA FAZER FACE A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS E CONDIÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO.
Diante da crise do mercado de emprego,a empregabilidade se traduz em qualificação e habilidades pessoais,para adaptações as constantes mudanças frequentes do mercado de trabalho.
EXIGÊNCIAS DA EMPREGABILIDADE.
Essas mudanças estão exigindo do trabalhador contemporâneo uma restruturação interna e externa.Um novo modo de se trabalhar no qual novas atitudes e posturas,estão se destacando:
O SABER - FAZER que se refere a questão da experiência prática(cursos/treinamentos).
O SABER -SER que diz respeito a personalidade,como exemplo,o modo de relacionamento intrapessoal,com iniciativas,comunicação,adaptação e disponibilidade para inovações e mudanças,assimilação de novos valores de qualidade e competitividade e produtividade.
O SABER - AGIR trabalhar em equipe,ser capaz de intervir e gerenciar conflitos e resolução de problemas.
Resumindo,as exigências quanto ao novo modelo de trabalhador pede novas competências do mesmos.Diferentemente do trabalhador tradicional,onde as ordens vinha da chefia ou alto escalão e o trabalhador tinha somente que a executá-las
No atual quadro, o trabalhador possuí a liberdade e a responsabilidade no traçado dos objetivos,execução e obtenção de resultados finais junto a empresa.
Neste contexto também,é exigido um perfil empreendedor seus colaboradores,para saber identificar novas oportunidades de mercado e inovações que irão trazer benefícios a todos,num mercado que é tão competitivo.
RISCOS DA EMPREGABILIDADE
E quais são os riscos dessa nova tendência que é a empregabilidade?
O risco dos novos tempos é não mudança de atitude por parte do trabalhador,que pode ficar/ou ser considerado obsoleto perante ao mercado de trabalho.
O mercado de trabalho é muito dinâmico,e as mudanças são muito rápidas.Porém,mesmo com a mudança de atitude corre-se o risco de não conseguir satisfazer totalmente as exigências por competências e multifuncionalidades que o mercado exige.
Por isso,o planejamento de uma carreira é tão importante para o trabalhador,com o planejamento correto esse trabalhador poderá concentrar seus esforços e qualificações no caminho escolhido.
O MERCADO FUTURO DA EMPREGABILIDADE
O mercado no futuro também tende a sofrer mudanças,estudos mostram que alguns setores terão enfase sobre outros.Como no nosso país as pessoa estão vivendo cada vez,os setores de qualidade de vida como biomedicina,turismo,estética,enfermagem e cuidados com idosos,comunicação digital,prestadores de serviços são alguns dos setores que darão maiores oportunidades.
CONCLUSÃO
O trabalhador para ser considerado habilitado nesse novo conceito de mercado,deve investir em qualificação e novos modos de ação dentro do contexto de onde for trabalhar/trabalhando,e muito atento as novidades que surgem constantemente.
REFERÊNCIAS
https://drive.google.com/viewerng/viewer?url=http%3A//revistacomsoc.pt/index.php/cics_ebooks/article/viewFile/1604/1513&embedded=true
https://drive.google.com/viewerng/viewer?url=http%3A//cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo6/88RobertoLemeBatista.pdf&embedded=true
http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/255
http://www.redalyc.org/html/973/97316954009/
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-10052007-172925/en.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário