quinta-feira, 25 de março de 2021

O problema do baixo desempenho dos estudantes brasileiros na interpretação de textos: causas e possíveis soluções.

 

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

O problema do baixo desempenho dos estudantes brasileiros na interpretação de textos: causas e possíveis soluções.

            O baixo desempenho dos alunos brasileiros no PISA (Avaliação Internacional dos Estudantes), com relação à Interpretação de Textos, Matemática e Ciências, tem provocado diversas discursões, e entre elas, quais seriam as causas dessas dificuldades. Em uma análise com relação a interpretação de textos podemos concluir que, um dos principais fatores, iniciasse logo no começo da alfabetização, com a falta de contato das crianças com materiais que as estimulem o interesse pela leitura e a escrita (o que em pedagogia chamamos de letramento). Essa exposição das crianças com esses materiais (revistas, livros, jornais, histórias em quadrinhos...) estimula seu cognitivo, dando início ao seu modo de interpretação (primária). Porém, a grande parte das crianças começam esse contato somente na escola, enquanto deveria se iniciar em casa na tenra idade, com os pais estimulando através da leitura de histórias infantis esse processo. A escola por sua vez, estaria priorizando o ensino da gramática e deixando a leitura em segundo plano, e essas por sua vez, seriam leituras descontextualizadas, o que dificultaria ainda mais o entendimento por parte dos alunos.

            Essa dificuldade passa a fazer parte da vida escolar do aluno, já que se é constado através de pesquisas (que por sinal há somente um pequeno número sobre o assunto), de que há um “jogo” de transferência de responsabilidades sobre o assunto, por exemplo, outras disciplinas sempre jogam para disciplina de Língua Portuguesa sanar essas dificuldades, porém, essa responsabilidade é de todos os docentes, pois a interpretação, compreensão e contextualização de textos é inerente a todas as disciplinas. E assim, se prolonga a situação pelo ensino médio até que o aluno chegue na Universidade, sendo que ao chegar nessa última o aluno já deveria estar apto na realização de Interpretação de Texto.

            Essas dificuldades dos alunos acabam por provocar seu desinteresse pela leitura, sendo assim, prejudicando uma visão mais ampla de mundo e ampliando sua alienação. Mesmo com a advento da terceira Revolução Tecnológica a Internet, o qual as informações e diversos tipos de textos estão ao dispor de qual usuário que queira se utilizar e expandir seus horizontes não teve um impacto positivo nesses jovens, pois eles perdem seus preciosos tempos no mal uso de ferramentas disponíveis no qual agregam em nada no em seu desenvolvimento intelectual.

            Diante do que foi exposto, há algumas situações que podem e devem ser revertidas. Sabemos que nosso país têm uma situação socioeconômico desfavorável, porém com incentivos por parte dos governos e da sociedade, no que tange ao trabalho conjunto das instituições família e escola, a tomada do senso de responsabilidades por parte dos docentes, direção e órgãos públicos e privados, no estabelecimento de fornecer ambiente favorável aos seus alunos, com materiais que estimulem o abito da leitura com discursões sobre as várias maneiras de se interpretar um texto e de seus usos em sociedade, incentivos a idas em bibliotecas públicas (em casos no qual os alunos ou seus responsáveis não tiverem condições financeiras de aquisição de livros, revistas, jornais...), enfim, são mudanças que provavelmente melhoria significativas para o futuro.

 

REFERÊNCIAS

ALVES, Priscila Pires; MANCEBO, Deise. Tecnologias e subjetividade na contemporaneidade. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 11, n. 1, pág. 45-52, abril de 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2006000100006&lng=en&nrm=iso>. acesso em 08 de março de 2021.

  https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000100006

ROCHA, Tereza de Souza; SANTOS, Nelson dos. Dificuldade de interpretação de texto em sala de aula. Disponível em

https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4825/pdf acesso em 08 de março de 2021.

TOURINO, Cleber. REFLETINDO SOBRE A DIFICULDADE DE LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: “DEFICIÊNCIA” OU SIMPLES FALTA DE HÁBITO? Disponível em

https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/10966 acesso em 08 de março de2021.


FÁTIMA CRISTINA DOS SANTOS

Pedagoga (UNICSUL) e estudante do curso História (UNIP).

 *Trabalho publicado como atividade de PCC na plataforma da UNIP, curso de História em 10/03/2021

Foto: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fjuristas.com.br%2F2017%2F02%2F01%2Fimagens-internet-direitos-autorais%2F&psig=AOvVaw19bIrjveSaMig8LWW7O1wv&ust=1616781150157000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPjQrqqBzO8CFQAAAAAdAAAAABAD





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