INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
O
problema do baixo desempenho dos estudantes brasileiros na interpretação de
textos: causas e possíveis soluções.
O baixo desempenho dos alunos brasileiros no PISA (Avaliação
Internacional dos Estudantes), com relação à Interpretação de Textos,
Matemática e Ciências, tem provocado diversas discursões, e entre elas, quais
seriam as causas dessas dificuldades. Em uma análise com relação a interpretação
de textos podemos concluir que, um dos principais fatores, iniciasse logo no
começo da alfabetização, com a falta de contato das crianças com materiais que
as estimulem o interesse pela leitura e a escrita (o que em pedagogia chamamos
de letramento). Essa exposição das crianças com esses materiais (revistas,
livros, jornais, histórias em quadrinhos...) estimula seu cognitivo, dando
início ao seu modo de interpretação (primária). Porém, a grande parte das
crianças começam esse contato somente na escola, enquanto deveria se iniciar em
casa na tenra idade, com os pais estimulando através da leitura de histórias
infantis esse processo. A escola por sua vez, estaria priorizando o ensino da
gramática e deixando a leitura em segundo plano, e essas por sua vez, seriam
leituras descontextualizadas, o que dificultaria ainda mais o entendimento por
parte dos alunos.
Essa dificuldade passa a fazer parte
da vida escolar do aluno, já que se é constado através de pesquisas (que por
sinal há somente um pequeno número sobre o assunto), de que há um “jogo” de
transferência de responsabilidades sobre o assunto, por exemplo, outras
disciplinas sempre jogam para disciplina de Língua Portuguesa sanar essas dificuldades,
porém, essa responsabilidade é de todos os docentes, pois a interpretação,
compreensão e contextualização de textos é inerente a todas as disciplinas. E
assim, se prolonga a situação pelo ensino médio até que o aluno chegue na
Universidade, sendo que ao chegar nessa última o aluno já deveria estar apto na
realização de Interpretação de Texto.
Essas dificuldades dos alunos acabam
por provocar seu desinteresse pela leitura, sendo assim, prejudicando uma visão
mais ampla de mundo e ampliando sua alienação. Mesmo com a advento da terceira
Revolução Tecnológica a Internet, o qual as informações e diversos tipos de
textos estão ao dispor de qual usuário que queira se utilizar e expandir seus
horizontes não teve um impacto positivo nesses jovens, pois eles perdem seus
preciosos tempos no mal uso de ferramentas disponíveis no qual agregam em nada
no em seu desenvolvimento intelectual.
Diante do que foi exposto, há
algumas situações que podem e devem ser revertidas. Sabemos que nosso país têm
uma situação socioeconômico desfavorável, porém com incentivos por parte dos
governos e da sociedade, no que tange ao trabalho conjunto das instituições
família e escola, a tomada do senso de responsabilidades por parte dos
docentes, direção e órgãos públicos e privados, no estabelecimento de fornecer
ambiente favorável aos seus alunos, com materiais que estimulem o abito da
leitura com discursões sobre as várias maneiras de se interpretar um texto e de
seus usos em sociedade, incentivos a idas em bibliotecas públicas (em casos no
qual os alunos ou seus responsáveis não tiverem condições financeiras de
aquisição de livros, revistas, jornais...), enfim, são mudanças que provavelmente
melhoria significativas para o futuro.
REFERÊNCIAS
ALVES, Priscila Pires; MANCEBO, Deise. Tecnologias
e subjetividade na contemporaneidade. Estud. psicol. (Natal),
Natal, v. 11, n. 1, pág. 45-52, abril de 2006. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2006000100006&lng=en&nrm=iso>. acesso
em 08 de março de 2021.
https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000100006
ROCHA, Tereza de Souza; SANTOS, Nelson dos. Dificuldade de
interpretação de texto em sala de aula. Disponível em
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4825/pdf
acesso em 08 de março de 2021.
TOURINO, Cleber. REFLETINDO SOBRE A DIFICULDADE DE LEITURA
EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: “DEFICIÊNCIA” OU SIMPLES FALTA DE HÁBITO?
Disponível em
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/10966
acesso em 08 de março de2021.
FÁTIMA CRISTINA DOS SANTOS
Pedagoga (UNICSUL) e estudante do curso História (UNIP).
*Trabalho publicado como atividade de PCC na
plataforma da UNIP, curso de História em 10/03/2021
Foto: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fjuristas.com.br%2F2017%2F02%2F01%2Fimagens-internet-direitos-autorais%2F&psig=AOvVaw19bIrjveSaMig8LWW7O1wv&ust=1616781150157000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPjQrqqBzO8CFQAAAAAdAAAAABAD
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