terça-feira, 30 de março de 2021

INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL.

 

O HOMEM E SEU RELACIONAMENTO COM MEIO AMBIENTE: A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DESDE A FORMAÇÃO DAS SOCIEDADES.


A Problemática Ambiental é um assunto de contexto muito amplo, ao qual, abrangem diversos aspectos que devem ser analisados tanto em seu contexto microssistema( em partes) como em macrossistema ( em um conjunto mais complexo),  numa dimensão multidisciplinar, para que se cheguem a algumas hipóteses ou direções de caminhos para se conciliar desenvolvimento e preservação do meio e recursos naturais, em que a humanidade possa satisfazer suas necessidades presentes e garantir as necessidades das futuras gerações. Em seu aspecto Histórico, a questão iniciou a partir do momento da transição da Era Paleolítica para Neolítica, onde o homem deixou de ser sedentário (nômade) e passou a ter um local fixo, daí surgindo seus primeiros problemas ambientais, de como se desfazer dos resíduos provocados por esse novo modelo de sociedade que estava emergindo, situação que até então, não era uma preocupação (ou incomodo, já que antes era nômades e essa situação não era um fator de grande impacto). A partir desse momento em que homem se fixou, viu-se diante desse e de outros tantos problemas e teve que encontrar saídas para enfrentá-las, como a construção de aquedutos para o desvio da água para utilização em agricultura e consumo próprio. A consciência de que ele podia dominar a natureza e seus recursos fizeram que ele fosse aprimorando os métodos e usos, porém sem se preocupar que esses recursos poderiam no futuro ser tomarem limitados ou sofrerem de escassez. E assim foi durante a história, a relação do o homem com seu meio, quando se esgotava os recursos em seu limite geográfico saia atrás de novos territórios em busca deles. Nesse contexto entramos nos fatores de desenvolvimento e no qual através da busca de novos recursos foi-se ao mesmo tempo desenvolvendo novas tecnologias e técnicas, aconteceu no advento das navegações, na agricultura de não mais de subsistência, nas revoluções industrial e tecnologia e outros tantos avanços em que o ser humano foi capaz de produzir (porém com uso desenfreados dos recursos naturais). E mesmo atualmente, no qual os produtos são fabricados com duração pré-programadas. Fator psicológicos; o consumo desenfreado e inconsequentes no qual na sociedade contemporânea se tornou uma práxis, quase sem controle, as aparências, o querer ser aceito socialmente não tem permitido que a grande maioria de membros dessa mesma sociedade moderna levem em conta as consequências futuras. O fator saúde também têm que se destacar, no seu amplo e abrangente campo como biológico, sanitário, mental, ambiental, social...

            O que podemos concluir é que nossa relação com nosso meio precisa de uma união, em busca de novas maneiras de garantir recursos no agora e no futuro. E esse desenvolvimento sustentável envolve a todos nós, individualmente em nossa consciência de uso moderado dos recursos de que dispomos, coletivamente, ou melhor, como sociedade consciente que possuem direitos e deveres e que entre eles, é contribuir e exigir melhores condições de vidas dos poderes públicos, esses por sua vez têm o dever de proporcionar políticas que favoreçam debates e implementação de condições dignas e de bem estar de seus cidadãos, das comunidades científicas pesquisando, analisando e propondo novos meios de lidar e tentativas de solucionar aspectos e conflitos das problemáticas ambientais e sociais, do setor de tecnologia desenvolvimento novos meios de se utilizar, reutilizar, diminuir os danos provocados por resíduos em geral na natureza, e por fim educação com campanhas de conscientização de todos sobre usos conscientes dos recursos e suas consequências do mal uso dos mesmos, com melhor uso dos meios de informação que disponho as TICs.

            Aqui foram abordados alguns aspectos em uma infinidade de aspectos a serem abordados, o desenvolvimento de soluções as problemáticas ambientais como visto não é questão de um único ponto de vista e sim de mudanças gradativas de crenças enraizadas que perpassam a evolução humana e seu relacionamento: homem X meio, homem X homem, homem X sociedade, homem X desenvolvimento sustentável...Nenhum aspecto deve ser visto sozinho e sim em um conjunto de diferentes aspectos que formam um todo, que se completam. Os radicalismos de correntes diversas, contribuem pouco, e faz com que se demore mais a chegarmos a atitudes mais eficazes na tomada de decisões realmente efetivas, no qual trará benefícios no presente e futuro.  

FÁTIMA CRISTINA DOS SANTOS

* Este texto foi publicado como atividade de PCC na plataforma da UNIP em 22/03/2021.


 

 

REFERÊNCIAS

ARTIGOS

 

FERREIRA, Yoshiya Nakagawara. Metrópole sustentável? não é uma questão urbana. São Paulo Perspect.., São Paulo, v. 14, n. 4, pág. 139-144, outubro de 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000400016&lng=en&nrm=iso>. acesso em 19 de março de 2021. 

https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000400016

 

JACOBI, Pedro. Poder local, políticas sociais e sustentabilidade. Saúde soc., São Paulo, v. 8, n. 1, pág. 31-48, fevereiro de 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12901999000100004&lng=en&nrm=iso>. acesso em 19 de março de 2021.

 https://doi.org/10.1590/S0104-12901999000100004

 

SILVA, Elmo Rodrigues da; SCHRAMM, Fermin Roland. A questão ecológica: entre a ciência e a ideologia/utopia de uma época. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 355-365, set. 1997.   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1997000300002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 mar.  2021. 

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X199700030http://forumseculo21.com.br/noticias2373,editorial-os-5-maiores-problemas-ambientais.html0002.

 

IMAGEM

http://forumseculo21.com.br/noticias2373,editorial-os-5-maiores-problemas-ambientais.html

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

  a)     EQUILÍBRIO EMOCIONAL Nessa seção teremos novas aprendizagens, principalmente no que tange na busca desse equilíbrio emocional. Ho...