sábado, 14 de agosto de 2021

O DILEMA DAS REDES



O dilema das redes é um documentário que aborda as transformações das redes sociais desde seu início até o atual momento. Com depoimentos de diversos ex-diretores de redes como Facebook, Instagram, Google, Twitter e outras, eles abordam que as redes sociais sofreram diversas modificações. O que no começo era uma ferramenta de interação entre usuários, hoje se transformaram em ferramentas de manipulação, com sérias consequências, entre elas estão: os fatores psicológicos na mudança de comportamentos e dependência das pessoas e principalmente jovens pré-adolescentes e adolescentes, do qual as pessoas estão cada vez mais expostas em troca de visualizações e aceitações por parte da rede de contatos virtuais( no qual é demonstrado através de gráficos que o número de jovens com depressão e que cometem  suicídios têm subido assustadoramente), além da cultura do ódio que vêm se espalhando em grupos ou postagens no qual provocam um movimento separatista segundo a ideologias diversas, ou seja um apartheid social, com diversas consequências que vão desde manifestações a conflitos de rua; os fatores sociais, como o mal uso dessas ferramentas como a sua utilização para fakes News, no qual há uma polarização de falsas notícias no intuito da má fé , podendo modificar resultados de eleições e ameaçando a democracias políticas das nações. E por trás disso tudo está grandes investidores e a falta de leis de regulamentação, no qual ajudaria a se ter um melhor uso dessas ferramentas.

Diante do que foi exposto no documentário, não é difícil verificar sua autenticidade. Ao observamos as mudanças de comportamentos das pessoas em nossa volta, houve de algumas décadas para cá a radicalização de opiniões e conflitos por motivos dos mais diversos como étnicos, políticos, religiosos e por aí vai. Nossa sociedade vem sofrendo modificações, num contexto no qual a Terceira Revolução Tecnológica deveria nos beneficiar, por em nenhuma outra época haver a nossa disposição a quantidade de informações disponíveis que temos a todos, porém essas informações têm se transformado em desinformação, hoje quando buscamos por informações sobre determinado assuntos há uma gama enorme de informações que são contraditórias que mais causam confusão, lógicos que temos que nos certificar e cercar sobre as fontes de qual nos utilizamos nessa busca de conhecimento, porém, na contemporaneidade com uma sociedade cada vez mais imediatista, essa verificação fica a desejar e aí que se cai na armadilha da desinformação. Outro aspecto abordado e que vale ser observado é da dependência tecnológica ao qual todos nós estamos expostos, é só olhamos a nossa volta que veremos como esse fator comprometeu o nosso “interagir no mundo físico”, em reuniões diversas como de familiar, de amigos e até negócios as pessoas estão interagindo menos por estão cada vez mais conectadas virtualmente, porém, presentemente o diálogo se torna cada vez mais escasso. Há um terceiro aspecto no qual nos chama a atenção e que merece ser mencionado no qual foi mencionado no documentário que é a criação do nosso perfil de consumidores, ou seja, o uso da chamada “Inteligência Artificial”, facilmente constado, quando fazemos uma busca por qualquer produto no Google, por exemplo, quando dirigimos as redes sociais, nos deparamos com diversos anúncios desse mesmo produto por diversos por várias empresas.

Agora nos resta a questionar, como lidar com todas essas modificações que nossa sociedade vem sofrendo? Algum dia, saberemos utilizar de forma adequada todos os benefícios que as Tecnologias da Informação colocaram ao nosso alcance de maneira a não a transformar em objeto de distorções? A humanidade, sempre esteve diante de desafios, e esses desafios levam tempo para serem aperfeiçoados e gerenciados de maneira adequada, o que nos resta é a consciência de que devemos refletir sofre nosso próprio comportamento diante do que nos é apresentado, e aprendermos com os erros cometidos.

 

OBS; COMETÁRIO PUBLICADO COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIP.




https://www.psicologo.com.br/wp-content/uploads/vicio-em-redes-sociais-nao-esta-na-hora-de-dar-uma-pausa-no-facebook.jpeg (IMAGEM)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

  a)     EQUILÍBRIO EMOCIONAL Nessa seção teremos novas aprendizagens, principalmente no que tange na busca desse equilíbrio emocional. Ho...