O dilema das redes é um documentário que aborda as
transformações das redes sociais desde seu início até o atual momento. Com
depoimentos de diversos ex-diretores de redes como Facebook, Instagram, Google,
Twitter e outras, eles abordam que as redes sociais sofreram diversas
modificações. O que no começo era uma ferramenta de interação entre usuários,
hoje se transformaram em ferramentas de manipulação, com sérias consequências,
entre elas estão: os fatores psicológicos na mudança de comportamentos e
dependência das pessoas e principalmente jovens pré-adolescentes e
adolescentes, do qual as pessoas estão cada vez mais expostas em troca de
visualizações e aceitações por parte da rede de contatos virtuais( no qual é
demonstrado através de gráficos que o número de jovens com depressão e que
cometem suicídios têm subido
assustadoramente), além da cultura do ódio que vêm se espalhando em grupos ou
postagens no qual provocam um movimento separatista segundo a ideologias
diversas, ou seja um apartheid social, com diversas consequências que vão desde
manifestações a conflitos de rua; os fatores sociais, como o mal uso
dessas ferramentas como a sua utilização para fakes News, no qual há uma
polarização de falsas notícias no intuito da má fé , podendo modificar resultados
de eleições e ameaçando a democracias políticas das nações. E por trás disso
tudo está grandes investidores e a falta de leis de regulamentação, no qual
ajudaria a se ter um melhor uso dessas ferramentas.
Diante do que foi exposto no documentário, não é difícil
verificar sua autenticidade. Ao observamos as mudanças de comportamentos das
pessoas em nossa volta, houve de algumas décadas para cá a radicalização de
opiniões e conflitos por motivos dos mais diversos como étnicos, políticos,
religiosos e por aí vai. Nossa sociedade vem sofrendo modificações, num
contexto no qual a Terceira Revolução Tecnológica deveria nos beneficiar, por
em nenhuma outra época haver a nossa disposição a quantidade de informações
disponíveis que temos a todos, porém essas informações têm se transformado em
desinformação, hoje quando buscamos por informações sobre determinado assuntos
há uma gama enorme de informações que são contraditórias que mais causam
confusão, lógicos que temos que nos certificar e cercar sobre as fontes de qual
nos utilizamos nessa busca de conhecimento, porém, na contemporaneidade com uma
sociedade cada vez mais imediatista, essa verificação fica a desejar e aí que
se cai na armadilha da desinformação. Outro aspecto abordado e que vale ser
observado é da dependência tecnológica ao qual todos nós estamos expostos, é só
olhamos a nossa volta que veremos como esse fator comprometeu o nosso
“interagir no mundo físico”, em reuniões diversas como de familiar, de amigos e
até negócios as pessoas estão interagindo menos por estão cada vez mais
conectadas virtualmente, porém, presentemente o diálogo se torna cada vez mais escasso.
Há um terceiro aspecto no qual nos chama a atenção e que merece ser mencionado
no qual foi mencionado no documentário que é a criação do nosso perfil de
consumidores, ou seja, o uso da chamada “Inteligência Artificial”, facilmente
constado, quando fazemos uma busca por qualquer produto no Google, por exemplo,
quando dirigimos as redes sociais, nos deparamos com diversos anúncios desse
mesmo produto por diversos por várias empresas.
Agora nos resta a questionar, como lidar com todas essas
modificações que nossa sociedade vem sofrendo? Algum dia, saberemos utilizar de
forma adequada todos os benefícios que as Tecnologias da Informação colocaram
ao nosso alcance de maneira a não a transformar em objeto de distorções? A
humanidade, sempre esteve diante de desafios, e esses desafios levam tempo para
serem aperfeiçoados e gerenciados de maneira adequada, o que nos resta é a
consciência de que devemos refletir sofre nosso próprio comportamento diante do
que nos é apresentado, e aprendermos com os erros cometidos.
https://www.psicologo.com.br/wp-content/uploads/vicio-em-redes-sociais-nao-esta-na-hora-de-dar-uma-pausa-no-facebook.jpeg (IMAGEM)
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