terça-feira, 24 de janeiro de 2023

MENOPAUSA, EU?

 A MENOPAUSA E SEUS SINTOMAS.



    Sim, ela chegou, a tão comentada entre as mulheres, e no qual nunca dei importância A MENOPAUSA. Devo confessar, foi bem silenciosa. Começou com uma fadiga, mudanças de humor( ora triste, ora irritada, desconsolada...), enfim, até chegar aos famosíssimos calores enlouquecedores e desconcertantes.

    Já faz algum tempo que tenho sofrido mudanças, porém, nos dias em que vivemos onde tudo é para ontem e que mal temos tempo para respirar, não dei muita importância ao que meu corpo vinha me alertando. Resumindo, em meio a uma rotina de uma segunda graduação, meu trabalho como professora, estágio obrigatório, dois filhos de quatro patas, casa, contas, e muito estresse ( que por sinal virou meu sobrenome nos últimos meses), no final do ano passado entrei quase num colapso, imunidade no pé como diz uma amiga, falta de concentração generalizada, ou seja, caos total.

    Primeira providência diante esse quadro, procurar um médico, que no caso foi um cardiologista (sim, minha pressão foi a loucura, alta, baixa, menos estável), check up até o presente momento normal.

    Mas qual o intuito desse texto?

    Garanto que não é expor meu histórico médico com certeza, e sim, de alertar para que as pessoas assim como foi meu caso fiquem mais atentas aos sinais que o corpo emite e prestem a atenção se não é o momento de por o pé no freio. Alguns dirão, mais nesse momento não posso dar uma pausa, estou em uma fase importante da minha vida, da minha carreira. Porém, caro leitor(a) se não paramos em certos momentos para nos cuidar, não haverá carreira ou pior vida. Poderia dar mil dicas de vida equilibrada, porém, não sou a pessoa mais indicada para isso, até porque cada um de nós tem seu ponto de equilíbrio, e somos todos únicos sem uma tabelinha de vida perfeita que nossa sociedade tenta nos enfiar goela abaixo. Para não me alongar mais, fica a dica, procure achar mecanismos de conciliação entre os vários setores de sua vida sem se sobrecarregar, e aprenda assim como estou aprendendo a dizer uns não de vez em quando, é bem difícil confesso, mais os benefícios valem a pena. Seja mais você e menos o que os outros esperam que você seja, porque quando você necessitar verá que serão poucos que estarão ao seu lado quando adoecer.

    Fico por aqui, espero que de alguma maneira tenha ajudado a algumas pessoas a pararem por um minuto e repensarem no rumo que estão tomando assim como eu. Boa sorte e saúde a todos.



FATIMA CRISTINA DOS SANTOS 24/01/2023


imagem 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTalNGFioIqBrO0B-bitoOZ3R6BhVOZsVMjRA&usqp=CAU






    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

  a)     EQUILÍBRIO EMOCIONAL Nessa seção teremos novas aprendizagens, principalmente no que tange na busca desse equilíbrio emocional. Ho...